Como garantir a conclusão do projeto dentro dos prazos.

O E-Social unifica e centraliza todos os dados cadastrais e fiscais em um único sistema. Possibilita assim a cobrança em guia única das Contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Inicialmente previsto a vigorar em 2017, o E-Social, ou Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, foi confirmado para 2018 em publicação no Diário Oficial da União (DOU), por meio de uma resolução do Comitê Diretivo.

As empresas que tiveram o faturamento em 2016 igual ou superior a R$78 milhões devem adotar o sistema até o dia 01 de janeiro de 2018. O restante dos empregadores e contribuintes, terá até o dia 1º de julho de 2018. As mudanças são profundas, e o ideal é iniciar o quanto antes a adequação ao uso do sistema. A experiência já compartilhada por algumas empresas é de que o processo é longo e trabalhoso.

A principal dificuldade encontrada pelas empresas é a complexidade do programa. É um grande desafio adequar-se à atual formatação de cobrança e utilização do software. Alguns erros são comuns, como a não execução das ações por dados cadastrais inconsistentes ou falta de entendimento do usuário sobre o devido funcionamento da plataforma online.

A compreensão sobre uso ou das normas do E-Social por parte dos profissionais de RH pode ser tão complicada quanto rever e reimplantar todas as normas trabalhistas novamente. Além das mudanças nas normas, toda a documentação que direcionam as leis trabalhistas (PPP, Laudo de Insalubridade, entre outros) também devem ser reavaliados e adequados aos novos requisitos de formatação dos documentos.

O E-Social tem o intuito de evitar fraudes com a concessão indevida de benefícios previdenciários e de seguro desemprego. Com a adequação das empresas ao E-Social, o governo espera aumentar significativamente o controle sobre as informações referentes aos tributos trabalhistas, além de reduzir a informalidade em relação ao emprego.

Com as mudanças ocasionadas pelo uso do novo sistema, muitas empresas buscam consultorias especializadas para que a mudança aconteça com o menor número de erros possível. Elaborar um plano de ação em conjunto com uma consultoria especializada traz a segurança de mudança dentro dos requisitos exigidos, além de garantir a conclusão do projeto dentro do prazo.

Se você tem mais dúvidas ou informações sobre o E-Social, deixe seu comentário ou entre em contato. Será um prazer responder as suas dúvidas

1522 Visualizações

Leave a Comment